Educação dos filhos na fé
Palavra de Deus
Família Cristã
Qual o modelo
Família de Nazaré (José, Maria e Jesus)
Como é formada uma família cristã?
Um homem e uma mulher, decidem livremente se unirem pelo matrimônio, e como fruto dessa união conjugal, geram os filhos, e assim participam diretamente do projeto criador de Deus.
Qual é a sua finalidade?
"Uma revelação e atuação específica da comunhão eclesial é constituída pela família cristã, que também, por isso, se pode e deve chamar igreja doméstica." (CIC - §2204)
É uma comunidade de fé, esperança e caridade; na Igreja ela tem uma importância singular, como se vê no novo testamento (Sagrada Família).
"A família cristã é uma comunhão de pessoas, vestígio e imagem da comunhão do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Sua atividade procriadora e educadora é o reflexo da obra criadora do Pai. Ela é chamada a partilhar da oração e do sacrifício de Cristo. A oração cotidiana e a leitura da Palavra de Deus fortificam nela a caridade. A família cristã é evangelizadora e missionária." (CIC - §2205)
Identidade da Família Cristã
- Igreja doméstica
- Comunidade de fé, esperança e caridade;
- Imagem da comunhão da santíssima trindade;
- Reflexo da obra criadora de Deus;
- Evangelizadora e missionária;
Educação dos filhos
A tarefa educadora dos pais, não se limita à educação intelectual dos filhos (papel da escola). Educar é fazer com que os filhos se desenvolvam integralmente, pois o ser humano só será produtivo na sua totalidade, quando se desenvolve em sua dimensão espiritual. (João 15, 5 - porque sem mim nada podeis fazer)
Os pais têm um duplo compromisso no processo de educação na fé. O compromisso do próprio batismo e de seus filhos, ou seja, educar não apenas um homem ou uma mulher, mas o homem novo ou a mulher nova.
Educação na fé
Para uma boa educação na fé, os pais precisam:
- rever seus conceitos sobre Deus e o mundo, o que é mais importante, agradar à Deus ou o mundo;
- mudar a imagem de um Deus que pune, nos tira a liberdade, para um Deus que é amor e nos quer felizes e livres;
- mudar a imagem de um Deus ausente e distante da nossa realidade, para um Deus que está o tempo todo conosco, participando do nosso dia-a-dia e entende profundamente os desafios da nossa humanidade;
Não é possível uma boa educação na fé, sem buscar desenvolver os valores cristãos de forma integral (família, igreja, trabalho e sociedade).
Atitudes concretas dos pais na educação dos filhos
Algumas ações, que os pais devem ter, para viver as experiências de fé com seus filhos.
- reconhecer que são os responsáveis pela educação dos seus filhos; (não são os padres, catequistas ou professores)
- constante oração em família, para que eles possam aprender a vivenciar a fé, não apenas decorar as orações da igreja;
- trazer a espiritualidade para as questões práticas do dia-a-dia; (orar pela refeição, ensinando que tudo é providência de Deus)
- manifestar gratidão pelas coisas materiais que possuem; (reconhecendo e louvando à Deus, pelos favores e facilidades que temos)
Educar na fé é mais do que apenas ensinar por repetição os ritos, os gestos, as orações. É proporcionar aos filhos, uma experiência concreta com Deus, onde eles possam fazer a sua adesão livre e consciente e cada vez mais comprometida com a pessoa de Jesus Cristo.
Os filhos precisam sentir sua religião como uma força interior que a cada momento os convida a transformar a teoria em prática, as ideias em atitudes concretas.
Os pais devem criar um clima de fé em seu lar. Este clima criará atitudes de fé que serão visivelmente percebidas e reproduzidas pelos filhos. (Efésios 6, 4 - Pais, não exaspereis vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e doutrina do Senhor)
"Os filhos terão a ideia de Deus que o exemplo de seus pais lhes derem."
"Os filhos terão a ideia de Deus que o exemplo de seus pais lhes derem."
A missão principal da família cristã é fazer com os filhos possam viver a fé de forma natural e autêntica em todas as dimensões da sua vida.

Comentários
Postar um comentário